O Presidente da República, José Maria Neves, chegou esta manhã em Lisboa, para participar nas celebrações do Centenário de Mário Soares, que se assinala amanhã, sábado, 7 de dezembro.
O Chefe de Estado vai representar, ao mais alto nível, o país neste momento de homenagem em memória do antigo Presidente e antigo Primeiro Ministro de Portugal que, durante os respetivos mandatos, impulsionou fortemente as relações bilaterais entre Cabo Verde e
Portugal, bem como a Parceria Especial que veria a ser estabelecida com a União Europeia.José Maria Neves vai efetuar uma comunicação na Cerimónia Evocativa da Vida, da Ação e da Obra do Antigo Presidente da República Portuguesa, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. O Ato, que será presidido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, contará com
a participação do Presidente do Conselho Europeu, António Costa. Na ocasião, o Presidente Neves presenciará a apresentação da Coleção Obras de Mário Soares, “Escritos da Resistência”.Figura de incontornável relevância histórica, política, cívica e cultural de Portugal na era moderna e um dos negociadores da Independência de Cabo Verde, Mário Soares deixou um importante legado nas diferentes frentes em que atuou, desde a luta antifascista e pela liberdade e democracia, como na governação e Presidência da República Portuguesa.
Durante esta jornada de trabalho a Portugal, o Chefe de Estado efetivará uma visita ao município de Oeiras, região da Grande Lisboa, no quadro da sua agenda de proximidade com as comunidades cabo-verdianas da diáspora e de promoção da cooperação descentralizada.