“19 de Dezembro – Acordo de Lisboa: É um marco importante na história política contemporânea de Cabo Verde.”

3

O Presidente da República, José Maria Neves, destacou, hoje, a importância do programa comemorativo do 19 de Dezembro – Acordo de Lisboa, que contará com a participação do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Em entrevista ao jornalista Júlio Vera Cruz, Neves sublinhou o compromisso com a valorização da história e a mobilização de todos os cabo-verdianos, para pensar e continuar a projetar o futuro do país, nos próximos 50 anos.

“19 de Dezembro é um marco importante na história política contemporânea de Cabo Verde. Foi o dia em que foi assinado o acordo da independência de Cabo Verde e que criou as condições para a investidura de um governo de transição que criaria as condições para a eleição da Assembleia Nacional Constituinte que deveria declarar a independência e elaborar uma nova Constituição”, afirmou José Maria Neves.

O Presidente Neves enfatizou a necessidade de valorizar toda a história de Cabo Verde e todos os seus protagonistas. “Nós temos que assumir a história em toda a sua plenitude”, disse, destacando a importância de reconhecer os diferentes atores e momentos históricos que contribuíram para a construção do país.

Neves também mencionou a intenção de homenagear aqueles que participaram no governo de transição de Cabo Verde e os protagonistas do primeiro governo após a transição para a democracia. “É essa a minha perspetiva de união, de mobilização de todos. Sobretudo porque não podemos ficar estribados no passado, mas devemos considerar o futuro de Cabo Verde. Dos próximos 50 anos. Que energias temos de mobilizar para que Cabo Verde possa continuar a prosperar?”, questionou.

Oiça, aqui, as considerações do Presidente José Maria Neves sobre o tema: