Foi com consternação que o Presidente da República, José Maria Neves, tomou conhecimento do falecimento de Sua Excelência Jimmy Carter, 39.º Presidente dos Estados Unidos, ocorrido ontem. Em carta de condolências dirigida ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, o Presidente Neves destacou o notável legado de Jimmy Carter enquanto ativista e promotor incansável dos direitos humanos e da democracia em todo o mundo.
“Figura incontornável a nível mundial, fica a memória de um estadista de elevada craveira e um defensor incansável da Democracia, dos Direitos Humanos e da Paz”, expressa o Chefe de Estado cabo-verdiano, na sua missiva.
O Presidente José Maria Neves expressa à nação norte-americana e ao atual Presidente dos Estados Unidos as mais sentidas condolências, afirmando: “Neste momento de grande tristeza, expresso a Vossa Excelência e à nação norte-americana, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, as nossas mais sentidas condolências, solicitando-lhe que transmita os nossos sentimentos de pesar à família enlutada de Jimmy Carter, por esta irreparável perda”.