O Presidente da República, José Maria Neves, destacou, durante a cerimónia de homenagem aos membros do Governo de Transição, a coragem e generosidade dos “jovens de 1974” que lutaram pela independência e criação do Estado de Cabo Verde, enfrentando condições bastante adversas como a seca, insegurança alimentar e pobreza extrema. Volvidos 50 anos, o Presidente convoca a juventude cabo-verdiana para enfrentar os desafios dos novos tempos.
“Cabo Verde continua vulnerável a choques externos. Em 1975 mobilizamos o país para a construção nacional. Agora é tempo de mobilizar a juventude para os desafios pós-modernos”, afirmou o Chefe de Estado, exaltando, ainda, o contributo geral de todos os dirigentes políticos que contribuíram para que Cabo Verde se tornasse num país viável, contra todos os prognósticos da comunidade internacional anterior à Independência.
Daí a pertinência de homenagear esses jovens que lutaram contra o salazarismo e pela autodeterminação do país. Confira o discurso, na íntegra, aqui:
#presidentedarepublica #JoséMariaNeves #jmn #JuventudeCaboVerdiana #HeróisDe1974 #IndependênciaCV #DesenvolvimentoNacional #CaboVerde #GovernoDeTransição #MobilizaçãoJuvenil #ReptoAosJovens #DesafiosPósModernos