“O Mundo deve dar chance à paz!”

8

Durante a cerimónia de Cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático acreditado em Cabo Verde ao Presidente da República, José Maria Neves, fez um apelo veemente pelo fim dos conflitos que afetam o mundo atualmente. Neves descreveu um cenário preocupante de agravamento das situações de conflito e retrocesso nas democracias, destacando que “os massacres, a violência em massa, sendo vítimas civis inocentes, são sinais preocupantes de que podemos estar face a um retrocesso civilizacional”.

O Presidente reafirmou a posição de Cabo Verde contra as guerras e pela resolução negociada dos conflitos, enfatizando a necessidade de reformas no Conselho de Segurança das Nações Unidas para que “reflita a evolução do número de membros desde a sua criação e realize a inclusão da África, único continente ausente da categoria de Membro permanente do Conselho de Segurança”.

Além disso, Neves abordou o desafio das alterações climáticas, destacando a importância da mobilização de recursos financeiros internacionais “que garantam a implementação de projetos de mitigação e adaptação climática, com particular destaque para a transição energética, a gestão sustentável dos recursos hídricos e o combate à desertificação”. Ele reavivou o apelo feito na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Barcelona, para que “a mobilidade climática deve ser abordada com solidariedade e responsabilidade partilhada entre as nações, urge a discussão de um pacto global que a regule, garantindo direitos e dignidade humana a todos os que enfrentam estas difíceis circunstâncias”.

Neves também renovou o compromisso de Cabo Verde, como Patrono da Aliança da Década do Oceano, “de contribuir para a proteção e preservação dos oceanos, bem como para aumentar a literacia dos mesmos, com o objetivo de, conjuntamente, atingirmos o ‘Oceano Que Queremos'”.

Veja o discurso, no vídeo aqui, e/ou leia-o no link, a seguir: