No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional, o Presidente da República, José Maria Neves, deu início a uma campanha nacional de plantação de árvores, reforçando o seu papel como Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano. A iniciativa, que começou nos três municípios de Santo Antão durante a “Presidência na Ilha”, chega agora a São Vicente, com a plantação simbólica de três árvores no pátio da Faculdade de Educação e Desporto (FAED) da Universidade de Cabo Verde, esta manhã em Mindelo.
O objetivo da campanha é plantar pelo menos 50 árvores em cada município por onde o Presidente passar até ao final do ano, sensibilizando os cabo-verdianos para a importância de combater as alterações climática, a erosão dos solos e a desertificação. “Esta iniciativa não é apenas simbólica, mas uma chamada de atenção para a necessidade de preservarmos o nosso ambiente e garantirmos um futuro sustentável para as próximas gerações”, destaca José Maria Neves.
A campanha reforça o compromisso do Chefe de Estado com a sustentabilidade ambiental, alinhando-se com os esforços globais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, celebra o legado do país, unindo a preservação do património natural às comemorações do cinquentenário da independência.
A plantação de árvores, além de contribuir para a recuperação de ecossistemas e a melhoria da qualidade de vida, simboliza o crescimento e a resiliência de Cabo Verde ao longo dos seus 50 anos de independência.
Aqui, algumas imagens destes momentos: