PR vai ao encontro das comunidades rurais de Tarrafal de São Nicolau

4

O dia amanheceu cedo. A estrada era longa e incluía uma caminhada de cerca de 20 minutos, numa subida íngreme até ao sopé da montanha.

Assim foi o Presidente da República, na manhã da última sexta-feira, 04, ao encontro da comunidade da Fragata, interior de Tarrafal de São Nicolau.

Entre uma população a decrescer a cada ano, ali resistem pessoas simples, humildes e batalhadoras. Mesmo em mais um dia de faina, estavam ali para receber o Mais Alto Magistrado da Nação.

Gabam-se da riqueza dos vales, ainda com água suficiente para consumo e irrigação gota-a-gota, e dos produtos 100% biológicos que cultivam.

Pedem, entretanto, o prolongamento da estrada até à antiga escola, para facilitar o escoamento dos produtos e evitar desperdícios, melhoria nas comunicações, tanto da rede móvel como fixa e TDT.

Reivindicam, ainda, espaço para a prática do desporto e um centro multiuso com posto de transformação de produtos agrícolas.

No regresso, o Chefe de Estado visitou também as comunidades de Ribeira Prata e Praia Branca, para encontros com agricultores e criadores. Às preocupações dos vizinhos acrescem o combate, urgente, à praga de carrapato e soluções para a invasão de galinhas de mato e de cães vadios que atacam as crias. Pedem também mais furos para aumentar os períodos de irrigação e reforço de painéis solares para o sistema de bombagem de água.

O Presidente da República agradeceu pelo caloroso acolhimento, pela alegria que transpiram, apesar das dificuldades, mas sobretudo pela resiliência, pela labuta diária que mantém as áreas agrícolas cultivadas e com rara beleza e pelos esforços para uma boa educação dos filhos.

José Maria Neves encoraja a valorização dessas zonas de grandes encantos e utilidade turística, para maior impacto e proveito das próprias populações.

Relativamente aos problemas colocados, estará engajado nas devidas articulações com as autoridades.

O Chefe de Estado terminou a visita ao município do Tarrafal de São Nicolau concedendo audiências, na tarde desta sexta-feira, a diversos cidadãos e organizações, que queriam partilhar as suas preocupações e anseios com o Mais Alto Magistrado da Nação.