Mensagem de Pascoa à Nação: “Mais irmandade, mais fraternidade, mais amizade social”

4

O Presidente da República, José Maria Neves, aproveitou esta Quinta-Feira Santa para dirigir uma mensagem aos cabo-verdianos de união e fraternidade, a reforçar o seu contínuo apelo ao espírito de “Djunta Mon” para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável do país.

Em entrevista à comunicação social, o Chefe de Estado reconheceu os progressos dos 50 anos de independência, mas alertou: “Temos ainda enormes desafios: manchas significativas de pobreza, desigualdades sociais, pessoas que não conseguem levar a panela ao lume três vezes ao dia, problemas graves de habitação social e alguma violência nos nossos bairros”.

Assim, Neves apelou a uma “grande união nacional”, envolvendo todos os setores da sociedade: “Partidos políticos, Estado, autarquias locais, igrejas, sindicatos, ONGs e cidadãos – todos juntos”. Ademais, num contexto internacional desafiante, esta união torna-se ainda mais urgente e necessária, lembrou o Mais Alto Magistrado da Nação. “Uma nova ordem comercial está sendo construída e prejudica enormemente os pequenos Estados insulares”, realçou.

Confira a mensagem do Presidente da República, na íntegra, aqui: