PR recebe Federação das Associações Cabo-verdianas de França

7

O Chefe de Estado recebeu, neste domingo, em Nice, uma delegação da Federação das Associações Cabo-verdianas em França (FACF), liderada pelo seu presidente, Wilson da Graça Robalo.

José Maria Neves pôde inteirar-se dos projetos dessa federação, que reúne atualmente mais de 40 associações cabo-verdianas e que atuam em diversas áreas, como cultura, desporto, solidariedade, entre outras.

Um dos desafios da FACF é fortalecer a união e colaboração entre as diversas associações e impulsionar iniciativas de desenvolvimento, visando à promoção do bem-estar social e à defesa dos interesses coletivos da diáspora.

Facilitar a integração dos cabo-verdianos no país de acolhimento, por meio de projetos educativos e de sensibilização, bem como cursos de língua, está entre as prioridades dessa federação.

Wilson da Graça aproveitou a ocasião para apresentar ao Chefe de Estado

o programa comemorativo dos 50 anos da Independência de Cabo Verde na França. Além de programas específicos das associações, a Federação prevê realizar atividades de 30 de junho a 5 de julho, culminando com um grande desfile de manifestação cultural em Saint-Denis, Paris.

O objetivo, segundo o responsável pela FACF, é assinalar, com “entusiasmo e grandeza”, esse marco importante da nossa história, promovendo a cultura e os talentos da diáspora, além de preservar a identidade cabo-verdiana.

O Presidente da República felicitou a federação pelo trabalho que vem fazendo em prol da integração e do empoderamento dos cabo-verdianos na França, reforçando seu apelo às associações para que acolham e orientem bem os jovens que chegam de Cabo Verde.

José Maria Neves pediu também uma atitude proativa e pedagógica por parte das associações, estimulando-as a um maior engajamento cívico, sensibilizando a todos para a melhor via da imigração, que seja legal.

O Chefe de Estado felicitou igualmente a federação pela iniciativa da comemoração do 50º aniversário da Independência de Cabo Verde.

A Federação das Associações Cabo-verdianas de França (FACF), criada em 2016, teve como uma das fundadoras Elisabeth Moreno, ex-ministra da Igualdade de Gênero.

Wilson da Graça, que também é presidente da Associação Nostalgia de Cabo Verde, esteve acompanhado, nessa audiência com o Chefe de Estado pela presidente da Association Racines du Cap Vert (Nice), Maria João Ramos, e pela representante da Associação Cap Vert L’Avenir (Marselha), Vera Lima-Rocha.