Presidente da República celebra 1 de Maio com a comunidade cabo-verdiana no Concelho de Loulé

41

O Presidente da República está no Concelho de Loulé, no Algarve, a convite do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Victor Aleixo, para participar nas actividades celebrativas do 1° de Maio, organizadas pela comunidade cabo-verdiana, há cerca de 25 anos.

Na missa no Santuário da Mãe Soberana, celebrada pelo Vigário Geral, o Padre César Chantre, a comunidade cabo-verdiana cristã, bem assim as várias comunidades migrantes residentes em Loulé prestaram homenagem à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Loulé, na presença do Chefe de Estado cabo-verdiano, muito apreciada por todos.

De seguida, o Presidente da República participou na inauguração da escultura ” Ponto de Encontro”, da autoria do artista Paulo Neves, uma obra do Edil do Loulé que pretende homenagear as comunidades migrantes, em particular a cabo-verdiana, privilegiando os valores da tolerância e do respeito pelo outro.

A comunidade cabo-verdiana foi muito elogiada pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé pelo seu valioso contributo dado para o desenvolvimento e enriquecimento cultural do referido Concelho. As actividades terminaram com um almoço oferecido a mais de 500 convidados que puderam degustar pratos típicos cabo-verdiana.

O Presidente da República, em diversos momentos, pôde fazer o uso da palavra e manifestar a sua satisfação e orgulho por testemunhar a excelente integração dos cabo-verdianos no Concelho de Loulé, agradecendo vivamente ao Edil desse Concelho, ao Vigário Geral e às autoridades, em geral, por todos os esforços em prol da promoção da integração e do bem-estar dos cabo-verdianos.