Nota de pesar pelo falecimento de José Alves Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago:
O falecimento do Presidente da Câmara de Santa Catarina, José Alves Fernandes, foi um acontecimento que tocou profundamente os santa-catarinenses e os demais cabo-verdianos que tomaram conhecimento das circunstâncias que ditaram esta tragédia.
Beto Alves, como era carinhosamente chamado, simboliza o perfil de um jovem, autarca, santa-catarinense, cabo-verdiano, alinhado com os valores e princípios democráticos, comprometido com o seu País e, especialmente, com o desenvolvimento do concelho que o viu nascer e crescer.
A sua forma afável de lidar com as pessoas, a tranquilidade e a empatia com que se relacionava com os munícipes, ouvindo os seus anseios, as suas legítimas reivindicações, oferecendo sempre palavras de confiança direcionadas para soluções, e a visão do que queria para a sua Santa Catarina, projetam nele a imagem de um político competente e genuinamente congregador, de uma pessoa serena, respeitada e admirada.
Neste momento de dor e de profunda consternação os familiares de Beto Alves e os santa-catarinenses (de uma forma geral) saberão encontrar forças no que de melhor fez e representou para sua família e para seu concelho, por forma a honrar e a dignificar o seu legado. Uma vida que se revelou curta, porém, intensa, naturalmente marcante para todos quantos acreditaram nas suas ideias e na sua capacidade de as concretizar.
Aos familiares, amigos, aos santa-catarinenses e a todos que tiveram a oportunidade de o conhecer e de com ele conviver, endereçamos as nossas mais sentidas condolências, pela perda de um bom filho, de um político engajado e cidadão exemplar.
Palácio do Presidente da República, 25 de Dezembro de 2020.