Presidente da República e Primeira Dama contagiados pela energia de crianças do EBI de Santa Cruz

62

Presidente da República e Primeira Dama contagiados pela energia de crianças do EBI de Santa Cruz

O Presidente da República, José Maria Neves, acompanhado da Primeira Dama, Débora Katisa Carvalho, recebeu hoje, 21 de dezembro, uma visita de 174 alunos do 4º ano da Escola de Ensino Básico de Achada Campo pertencente ao agrupamento escolar nº 1 de Achada Fátima, em Santa Cruz. No final da visita, a Primeira-Dama descreveu a energia “contagiante” dessas crianças e o momento “muito agradável” vivido esta manhã na Presidência.

“Ficamos todos contagiados com a energia dessas crianças de Santa Cruz por poderem fazer imensas perguntas sobre coisas que vão pensando no dia-a-dia”, salientou a Primeira Dama.

Essas 174 crianças puderam, assim, conhecer um pouco os cómodos no Palácio do Plateau e aproveitaram o momento de conversa com o casal presidencial para fazer algumas perguntas consideradas de grande pertinência como por exemplo: qual a função do Presidente da República, bem como sobre a violência em Cabo Verde, sobretudo a que afeta as crianças.

Nisso, o Presidente da República explicou um pouco a sua função de “árbitro do jogo democrático” e respondeu sobre a violência sexual contra os menores que considera ser um grande problema em Cabo Verde, daí defender que deve haver “tolerância zero” contra os agressores

A Primeira Dama, por sua vez, foi questionada sobre a sua função, na qual respondeu as causas que defende e que vai trabalhar, tendo destacado a violação dos direitos das crianças, especialmente física e sexual, a violência contra as mulheres, a causa das alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável, bem como a solidariedade social.

A visita das crianças iniciou-se pela sala de trabalho da Primeira Dama que protagonizou um interessante momento de conversa com elas sobre os seus direitos e deveres e, sobretudo sobre o seu direito a uma vida e um lar com proteção e amor.

Estando em época natalícia, a Primeira Dama, em declarações à imprensa apelou a todos que “nesta semana do Natal, consigamos celebrar a paz e promover a tolerância e o amor em toda a sociedade cabo-verdiana.