O Presidente da República, associa-se às comemorações do Dia do Município da Ribeira Grande de Santo Antão, que pela primeira vez, é celebrada no dia 07 de maio, em alusão à criação do concelho de Santo Antão, em 1732, com sede na Povoação de Santa Cruz, elevada, então, à categoria de “vila”, com a denominação de Vila da Ribeira Grande. Em novembro do ano passado, a assembleia municipal ribeiragrandense aprovara a alteração do Dia do Município, que era celebrado no dia 17 de Janeiro, para o 07 de Maio. Isso, porque 17 de janeiro é a data da descoberta da ilha de Santo Antão, que passa a ser comemorada em toda a ilha.
Em missiva dirigida ao edil Local, Orlando Delgado, o Presidente José Maria Pereira Neves sublinhou a importância histórica do dia 07 de maio e augurou sucessos ao município, ao seu povo e à autarquia, com o Chefe de Estado a sublinhar o enorme potencial do referido município.
Potencial esse que tem a ver com “um rico património natural, histórico, paisagístico e cultural”. Para colocar em evidência essas potencialidades, reflete o Presidente Neves, “e trilhar o caminho de progresso, seria desejável que a Câmara Municipal mobilizasse mais parcerias e continuasse a investir no município, de modo a atrair turistas, investidores e melhorar as condições de vida dos munícipes.”
Para o tão desejável desenvolvimento e crescimento local, reforça o Mais Alto Magistrado da nação, “é fundamental apostar fortemente em setores-chave como a agricultura, agroindústria, pesca, e, sobretudo, o turismo”.
Porém, não obstante medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo Governo”, José Maria Neves realça alguns constrangimentos que Ribeira Grande e Santo Antão enfrentam, nomeadamente a precariedade em termos de transportes marítimos, “o que têm dificultado a circulação de pessoas e escoamento de produtos, desemprego, contratos precários, redução de poder de compra, pobreza e perda da população”.
“A necessidade da requalificação ambiental, desencravamento de localidades, capacitação de jovens, aposta na formação profissional, promoção do empreendedorismo, são também de entre outros desafios e que têm preocupado as autoridades locais e os munícipes”, sublinha o Presidente Neves.
Pesem os desafios, os ribeiragrandeses têm motivos para festejar, com o Presidente da República a assinalar a abertura do Polo Universitário – Instituto das Ciências Agrárias de Santo Antão –, que faz parte da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), dispondo de campus no centro agrícola de Afonso Martinho, na Ribeira Grande, que o Presidente acredita ser “capaz de impulsionar uma agricultura mais moderna e mais sustentável”.
“Nesta hora que é de festa, queria expressar o meu desejo de que tudo decorra com muita alegria e paz, augurando os melhores sucessos e votos de prosperidade e de bem-estar para a população desta importante parcela do território nacional”, são os desejos do Presidente da República”.