PR: Raíz di Polon representa a ousadia, a ambição de Cabo Verde

21

PR: Raíz di Polon representa a ousadia, a ambição de Cabo Verde

O grupo Raíz di Polon foi alvo de uma singela, mas simbólica homenagem, no final da tarde, no quadro das comemorações da Semana da República, com o Presidente da República, José Maria Neves a realçar o notável percurso daquela companhia de dança nos seus quase 31 anos de existência. Os Raíz di Polon, representam, diz Neves, a ousadia, a ambição de Cabo Verde”.

José Maria Neves justificou assim a homenagem ao grupo que brindou os presentes com uma bela atuação, um pequeno trecho da peça CV Matrix 25, que retrata a saga do povo cabo-verdiano e a velha sina de ter que ir e não querer partir. Criada por Mano Preto, CV-Matrix estreara-se há 22 anos atrás, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Mário Lúcio Sousa e o saudoso Orlando Pantera fizeram, na altura, a direção musical, uma das obras mais impactantes e celebradas dos Raiz di Polon.

Ainda na sua mensagem ao grupo, o Chefe de Estado realçou ser o grupo homenageado “o símbolo do caminho que nós queremos fazer para que Cabo Verde consiga seja grande, para que Cabo Verde consiga realizar os sonhos de Amílcar Cabral”. Para que o país ganhe o futuro, salienta o Presidente Neves, “temos de ser positivos, temos que ser destemidos, temos que ser ousados. Temos de ir para além das nossas possibilidades. Temos que superar a nós mesmos e é isso que o grupo Raíz di Polon tem feito”.

O Palácio da Presidência foi, assim, palco de um rico momento de cultura e de partilha, também com o lançamento do livro de Osvaldo Lopes da Silva, notável Combatente da Liberdade da Pátria e destacado dirigente da Primeira República, intitulado «Crónicas Soviéticas», mais um momento de reconhecimento aos combatentes e heróis da Nação.

Para o próximo ano, José Maria Neves promete homenagear outros grupos, outros autores e atores nas próximas edições da Semana da República.

Ouça aqui, a mensagem dirigida aos Raíz di Polon, por Sua Excia., o Presidente da República: