PR visita Forças Armadas

42

 

O Presidente da República realiza a sua primeira visita às Forças Armadas de Cabo Verde, entre os dias 9 e 12 deste mês de fevereiro.

A preparação da visita, que abarcará as instalações do Estado Maior e o Comando da  Segunda Região Militar na Praia, mas também os comandos da Terceira Região Militar, na ilha do Sal, e da Primeira Região Militar, em São Vicente, foi um dos assuntos tratados, na manhã desta quinta-feira, num encontro que o Comandante Supremo das Forças Armadas manteve com o Chefe Estado Maior, no Palácio da Presidência da República.

Este primeiro encontro de trabalho entre José Maria Neves e Anildo Morais foi também oportunidade para uma abordagem sobre o funcionamento e o estado atual das Forças Armadas, além dos desafios da instituição castrense.

Entre os ganhos obtidos nos últimos cinco anos em que está à frente da instituição, Anildo Morais destaca a melhoria da qualidade de vida nos quarteis, com “o novo estatuto que veio a trazer uma nova dinâmica na gestão dos Recursos Humanos nas Forças Armadas, principalmente a nível dos salários. Mas é preciso muito mais”, sublinha o CEMFA. 

O Major-General observa que “é necessária uma melhoria considerável a nível do orçamento para as Forças Armadas”, para que a instituição esteja em condições de poder desenvolver as suas atividades e as missões consagradas na própria Constituição da República.

“Precisamos desse reforço para que possamos estar à altura dos desafios do próprio país”, disse Anildo Morais, que espera, ainda antes de ir para a reforma, por limite de idade, poder concluir alguns projetos em carteira.