COC convida PR a estar no Paris 2024

17

A Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes convidou o Presidente da República, José Maria Neves, a acompanhar a que espera vir a ser “a maior delegação olímpica cabo-verdiana de sempre” nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Este foi um dos motivos que levou uma delegação do COC, chefiada pela sua responsável máxima, a visitar o Chefe de Estado, esta quinta-feira, 03 de março.

De acordo com Filomena Fortes, é ambição da instituição que preside “ter a maior delegação de sempre” de atletas nacionais nos próximos Jogos Olímpicos que irão decorrer na capital francesa, tendo sublinhado precisamente isso na apresentação que fez do projeto Paris 2024 ao mais alto magistrado da Nação.

Paris, recorda aquela responsável, tem uma grande comunidade cabo-verdiana e, portanto, faria todo o sentido essa visita do Presidente da República, José Maria Pereira Neves, por essa altura, justifica Fortes.

A par disso, o COC conta ter por nessa ocasião futura, materializado o projeto de uma Casa de Cabo Verde em Paris e que ajudará a fazer com que “os nossos atletas se sintam em casa”, realça Filomena Fortes.

O momento foi aproveitado para que o COC pudesse apresentar o seu percurso desde 2014, com a atual Presidente ao leme, e os projetos ainda em carteira, nomeadamente a edificação de uma sede própria do COC e que já foi, inclusive apresentado e conta com a aprovação do Comité Olímpico Internacional (COI) tendo como um dos grandes objetivos.

Tratar-se-á de uma construção que terá uma forte componente ambiental, segundo Fortes, que realça o pioneirismo de mais este projeto do COC ao nível do continente africano, e ao qual contam “com a “sua influência no sentido de podermos conseguir parceiros para financiamento da mesma sede”.  

Outrossim, Filomena Fortes avançou ter convidado o Presidente da República a efetuar uma visita à atual sede do COC, na cidade da Praia, ficando a data por definir, de acordo com a agenda do Presidente Neves.

“Gostamos de falar com o Sr. Presidente, viu-se que é uma pessoa que está ciente daquilo que é a manifestação desportiva no país e, também, mostrou toda a sua disponibilidade em poder abraçar, em termos de influência, os projetos que nós temos em carteira”, refere Filomena Fortes.

Esta conclui que “o Presidente tem seguido com bastante atenção todo o trabalho do comité e também dos nossos atletas em representação ao País e reforçou o encorajamento ao Comité para que continuássemos a trabalhar em prol do desporto nacional”.