PR e Embaixadora salientam vontade de reforço da cooperação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau

13

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu a visita de cortesia da embaixadora da Guiné-Bissau residente na cidade da Praia, a Senhora Basiliana Tavares com as duas partes a passarem em revista as boas relações históricas e de consanguinidade entre os nossos dois povos e países. Em declarações à imprensa, aquela diplomata realçou a “possibilidade de aprofundar e dinamizar essas relações” nos mais diversos domínios, através da reativação da comissão mista já que em tempos foram assinados vários acordos, “mas que nunca foram implementadas”.

A embaixadora diz-se confiante de que com a “nova vontade política de ambas as partes”, nesta redinamização das relações bilaterais, mas, também no quadro multilateral, sendo que os nossos dois países também se relacionam no quadro da CEDEAO, da União Africana, da CPLP e da ONU, realça.

Setores como os transportes marítimos para a ligação entre os dois países, a educação, saúde, social e empresarial são algumas de predileção sublinhadas pela embaixadora que recorda as duas visitas de José Maria Neves, quando era Primeiro-Ministro, e os vários acordos assinados na altura e que infelizmente não tiveram continuidade, daí “a necessidade da criação desta comissão mista” para a sua materialização.

A integração da comunidade guineense em Cabo Verde, as tensões políticas atual crise política que se vive na Guiné-Bissau, no Mali, Guiné-Conacri, e em Burkina Faso foram questões também abordadas.