PR apela a consensos políticos, face a escalada de preços

15

O Presidente da República apela ao consenso entre as principais forças políticas em torno de medidas que precisam ser gizadas para fazer face à amplitude e impacto no país da escalada de preços a nível internacional.

José Maria Neves falava, nesta terça-feira, durante a Sessão Solene que marcou o 51º Aniversário do Município de Santa Cruz.

“Espero que haja abertura e disponibilidade de todos os atores políticos relevantes para tal empreendimento”, disse José Maria Neves alertando, mais uma vez que “o aumento generalizado de preços que se verifica atualmente, particularmente após a eclosão da guerra na Ucrânia, que atinge sobretudo as camadas menos possidentes da sociedade, e a difícil situação por que passam as empresas, com o evidente perigo de colapso e consequências muito nefastas para o emprego e o rendimento das famílias, requerem medidas urgentes, ousadas e inovadoras”.

Neste quadro, o Chefe de Estado lembrou, ainda, o importante papel que é reservado aos municípios, pela sua proximidade com a população e seus desafios.

O mais alto magistrado da Nação apela aos poderes, locais e centrais, a inovarem nas soluções para os novos desafios que se colocam ao país, efetivando as roturas que forem necessárias e acelerando passos. “Há que refletir e questionar se, face aos ingentes desafios da atualidade, as mesmas soluções que já vêm sendo aplicadas há décadas continuam com a mesma eficácia e validade, nos dias de hoje”, alertou.

“Novos problemas exigem novas soluções”, sublinha José Maria Neves lembrando que “é verdade que o Estado deve fazer face às situações conjunturais e transitórias, como as já anunciadas, mas, num quadro estratégico mais amplo, deve-se ultrapassar a perspetiva assistencialista e imediatista”.

Na ocasião, o Presidente da República também considerou importante que sejam superados “alguns défices funcionais das Assembleias Municipais, para que possam cumprir, na plenitude, a sua função fiscalizadora e de controlo das atividades da Câmara Municipal.

“Também aqui, a modernização técnica e administrativa só trará benefícios, garantindo, por exemplo, maior competência para lidar com assuntos mais técnicos, onde podemos destacar o orçamento e a conta de gerência”, realçou.

 Na sua intervenção, José Maria Neves apelou Santa Cruz a explorar e a tirar maior proveito das potencialidades em áreas como agricultura, pecuária, com aposta no tratamento, conservação e transformação de produto, além do incremento do turismo.