PR e congressistas norte-americanos debatem reforço das relações comerciais entre CV e EUA

29

O PR recebeu, esta manhã, uma importante delegação proveniente dos Estados Unidos, composta por congressistas do Senado e da Casa dos Representantes, composta por elementos de ambos o Partido Democrata e o Partido Republicano, incluindo ainda a PCA do Millenium Challenge Corporation, Alice Albright, com as partes a abordarem oportunidades do reforço da cooperação, sobretudo, em matéria das trocas comerciais.

No final da visita, o porta-voz do grupo, o Senador do Estado de Delaware, Chris Coons, do Partido Democrata, falou à imprensa, dando conta da calorosa e positiva conversa com o PR José Maria Neves  e que constituiu uma oportunidade para as partes expressarem a vontade no reforço da cooperação entre os nossos dois países.

Coons reconhece que se em áreas como a segurança marítima e o apoio ao desenvolvimento, em geral, seja através dos fundos do MCA ou outra via, os dois países mantém uma relação forte, desde há pelo menos duas centenas de anos antes da independência, um aspeto da cooperação que carece de maior atenção  são as trocas comerciais.

“Estamos muito interessados em reforçar a parceria económica, aproveitando-nos da vasta Diáspora cabo-verdiana nos EUA e para melhor compreensão do nosso mercado, o nosso sistema e as finanças e que pode ajudar a criar oportunidades”, salienta o senador. Isso porque, observa Coons, “os EUA mantêm uma relação económica muito exígua, em matéria de trocas comerciais, com Cabo Verde.  Deveria ser muito mais forte, e a nossa embaixada está a trabalhar para abrir portas de oportunidades no quadro da AGOA (African Growth Opportunity Act). Cabo Verde têm um tratamento especial para exportar produtos como atum de conserva, bebidas espirituosas e outros produtos para os EUA, esperamos aumentar, também, essa parceria”, concluiu.

Outras áreas abordados e possiveis de reforço são a segurança marítima, os projetos financiados com fundos dos compactos do MCA, numa altura em que Cabo Verde busca a atribuição de um terceiro compacto, foram alguns dos temas abordados, para além da segurança alimentar, o combate à pandemia do COVID-19, é o desenvolvimento em geral.

A delegação norte-americana, efetua uma visita relâmpago à capital do país, rumando ainda no final desta tarde à Moçambique.

Veja a conferência do Senador Coons, na íntegra, na PRTV, aqui: