PR incentiva jovens empreendedores e empresários a serem inovadores e ousados

26

O Presidente da República incentivou, esta tarde, os jovens empreendedores a continuarem a contribuir com a sua inovação para a diversificação e elevação da competitividade económica do país. Por outro lado, em encontro com empresários na Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), incentivou a classe empresarial a buscar financiamentos concecionais junto a instituições financeiras internacionais, ao mesmo tempo que realçou a importância do Estado apoiar as iniciativas empresariais, para fazer face à dimensão do mercado nacional.

O Chefe de Estado, que privilegiou, esta tarde, o contacto com o empreendedorismo jovem e o sector privado no geral, neste primeiro dia da visita ao Município da Praia, também se prontificou a ajudar na promoção das ideias que lhe foram apresentadas.

Perante o contexto actual de crise e os desafios como a pequenez do país, José Maria Neves defendeu, durante um encontro com empresários na Câmara de Comércio de Sotavento, a aposta no alargamento do mercado, além da procura por financiamentos concecionais juntos de organismos financeiros internacionais como o BAD , BADEA E BEI e o estabelecimento de parcerias para transformação de produtos a partir de materias primas da região.

O Chefe de Estado considera, ainda, essencial acelerar a transição energética para a diminuição dos custos dos factores de produção como água e energia, entre outras soluções que possam ajudar as empresas a fazer face às dificuldades, particularmente agora com o fim das moratórias.

O Presidente da República visitou, durante a tarde, duas iniciativas no quadro do projeto “Praia Empreende”, nas áreas do turismo, neste caso desenvolvido por um surdo mudo, e lavagem de viaturas, no Palmarejo.

De seguida foi a Achadinha conhecer o projeto Nha Taxi, que oferece uma série de mecanismos e soluções para um serviço de taxi mais seguro, tanto para o condutor como para o passageiro. As soluções, desde um aplicativo para chamar um taxi até, pagamento eletrónico, sistema de alerta em situação de risco, transfer para empresa, além da segurança, conforme os promotores, também contribuem para aumentar os rendimentos.

Iniciativas que mostram que, desde que haja criatividade e inovação é possível aos jovens serem.bem sucedidos nos seus negócios, com o PR Neves a inovarem e, assim, contribuirem para a maior competitividade do país.