Representante das Nações Unidas frisa apoio a Cabo Verde

16

O Presidente da República recebeu, no final desta manhã, o representante especial do secretário-geral da Organização das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, Leonardo Simão, que reafirmou o apoio da instituição ao desenvolvimento de Cabo Verde. Este enaltece o percurso das Ilhas, desde logo na eliminação do paludismo/malária, estando em curso a nossa certificação enquanto país livre dessas doenças.

Simão enaltec, também, a paz e estabilidade, que faz de Cabo Verde uma exceção na nossa sub-região, sempre desafiada em matéria de segurança e estabilidade.

As alterações climáticas e o desafio que Cabo Verde enfrenta enquanto país insular, nesta matéria, foram outros dos temas abordados com o Chefe de Estado cabo-verdiano que enalteceu a excelente parceria e cooperação desenvolvida com a ONU ao longo dos anos.

Instado, pela comunicação social, a comentar a ambição de Cabo Verde em fazer-se membro permanente da Comissão dos Direitos Humanos nas Nações Unidas, Simão recorda que A ONU não pode fazer lobby para os países. Porém, reconhece que Cabo Verde tem todas as condições para fazer parte da referida comissão.

Leonardo Simão, recorda-se, está em Cabo Verde, no quadro dos contactos que vem estabelecendo com as autoridades da região da CEDEAO, em torno de um diálogo para a paz e segurança.