PR assinala aniversários de Santa Catarina de Santiago e do Fogo

7

O Presidente da República, José Maria Neves, enviou aos Presidentes das Câmaras de Santa Catarina de Santiago e do Fogo, que comemoram o 188º e 17º aniversários, respetivamente, nos dias 25 de novembro, em homenagem à Santa Padroeira comum aos dois municípios.

Nas missivas dirigidas aos edis Jassira Monteiro (Santa Catarina de Santiago) e Alberto Nunes (Santa Catarina do Fogo), o Presidente envia mensagens de otimismo e confiança no futuro, reconhecendo os ganhos que ambos os municípios vêm conseguindo ao longo dos anos, ao mesmo tempo que a sublinhar os desafios a vencer. Isso, não obstante o contexto atual dificil e resultado de secas prolongadas e dos efeitos das crises do COVID-19 e da guerra na Ucrânia e que afetam de forma negativa a dinámica económica mundial e nacional.

No caso de Santa Catarina de Santiago, o Chefe de Estado identifica como os grandes “constrangimentos” o desemprego jovem e a redução do poder de compra, o aumento da pobreza, problemas de habitação social, de entre outros desafios, que requerem um “djunta mon” coletivo dos poderes local e central, ONGs, sociedade civil e outros parceiros, para a sua resolução.

Felizmente que, aliado às chuvas que cairam este ano, “já se vislumbram algumas melhorias propiciadoras do sempre sonhado desenvolvimento”, com o Presidente Neves a apontar as melhorias a nível das infratestruturas mas, também, das condições de vida, com a retoma das atividades económicas e culturais, além de outras medidas de política implementadas.

Em Santa Catarina do Fogo, em todas as escalas, o desemprego é um enorme desafio, assim como a redução de poder de compra e a perda de população. Contudo, José Maria Neves confia que Santa Catarina do Fogo tem tudo para ser um município mais atrativo, dinâmico e competitivo e ultrapassar todas as dificuldades presentes, estruturais ou conjunturais.

Para tal, há que se investir fortemente em todos os sectores chaves de desenvolvimento, nomeadamente na pesca e no turismo. Lembrando que ali fica a Cratera de Chã das Caldeiras, o vulcão do Fogo, uma das maravilhas de Cabo Verde que é o Vulcão.

Graças ao ecossistema único na referida cratera, o agronegócio é também um setor atrativo para o município, reflete o Presidente da República.

O PR Neves associa-se às comemorações destas efemérides e augura sucessos às duas edilidades e às suas populações.