PR associa-se às comemorações do 106º aniversário da criação do Concelho de Tarrafal de Santiago

2

Sua Excia. o Presidente da República enviou, esta manhã, uma carta ao Presidente da Câmara do Tarrafal, José dos Reis, felicitando o edil e os tarrafalenses pelas comemorações do 106º aniversário da criação do concelho mais ao norte da ilha de Santiago, encorajando o edil e a população a continuar na senda do desenvolvimento. O cenário, reflete o Chefe de Estado, “é bastante animador, face aos avanços registados e a perspetiva também é muito positiva no sentido de se alcançar outros desideratos”.

O PR Neves refere-se, assim, aos avanços quer ao nível de infraestruturas, quer de condições de vida, com a retoma das atividades económicas e culturais, graças à valiosa contribuição da diáspora, das empresas nacionais e estrangeiras, além de medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo governo.” Melhorias essas “propiciadoras do sempre sonhado desenvolvimento”. Tudo isso, acrescenta, não obstante “os anos difíceis que o país experimenta”.

Nisso, o Mais Alto Magistrado da Nação regozija-se “com os esforços empreendidos pela edilidade no sentido de melhorar as condições de vida dos munícipes, principalmente das camadas mais vulneráveis, e que se traduziram no desencravar de algumas localidades; no estímulo ao tecido empresarial local no seu esforço de retoma económica, minimizando os impactos económicos nas mais variadas áreas; e no empoderamento das famílias para que tenham o seu rendimento, mas de forma sustentável.”

O PR Neves salienta como fatores de desenvolvimento daquele município, o “enorme potencial a nível do turismo, tanto balnear, como o ecoturismo, turismo cultural e todas as condições para dar um salto no seu desenvolvimento. E afirma, “é fundamental conseguir, através do turismo, alavancar outros setores chaves como a agricultura, as pescas, a cultura e o empreendedorismo, para atrair investidores, transformando-se num concelho ainda mais dinâmico e competitivo.”

Entretanto, para que Tarrafal possa cumprir as suas aspirações, acrescenta o Chefe de Estado, “torna-se indispensável a criação de condições para atrair investidores, mobilizar recursos através de cooperações e parcerias para um município que, para além da aposta no turismo, pretende ser celeiro de produção agropecuária a nível da região Santiago Norte”. José Maria Neves conclui a missiva a elogiar a coragem e determinação dos tarrafalenses para ultrapassar “todas as dificuldades presentes”.