PR convidado a participar na apresentação da nova Escola Universitária Católica

28

PR convidado a participar na apresentação da Escola Universitária Católica

O Presidente da República, José Maria Pereira Neves, foi convidado, esta sexta-feira, a prestigiar a apresentação do mais novo projeto a nível do ensino superior em Cabo Verde, a Escola Universitária Católica (EUC), que acontece no próximo dia 24 de novembro, na cidade da praia. No dia 27 de novembro, será a vez de São Vicente receber a apresentação do projeto. Uma iniciativa que o PR Neves acolheu com entusiasmo, atendendo à importância que atribui ao reforço da qualidade do ensino superior em Cabo Verde.

Logo à saída da audiência com o Chefe de Estado, o Reverendo Padre José Eduardo Furtado Afonso, falou à comunicação social, em representação dos promotores do projeto, com este a sublinhar a “sua importância no desenvolvimento do ensino superior em Cabo Verde”. Daí que outra coisa não seria de esperar que a abertura e “otimismo” demonstrado pelo Presidente Neves em relação à apresentação que lhe foi feita.

A nova Escola Universitária Católica de Cabo Verde é, frisa o Reverendo Padre Afonso, o culminar da aposta na formação integral do homem cabo-verdiano, “desde sempre”, da criação da Diocese ao presente, a Igreja “tem colaborado, de que maneira, na formação do homem cabo-verdiano”, exemplo disso a quantidade de personalidades nos vários quadrantes da sociedade que passaram pela formação na Igreja Católica”. A EUC pretende afirmar-se como “uma alternativa credível de formação integral da personalidade humana”, para além da formação religiosa. A aposta na investigação, “no gosto pelo saber”, é outro grande objetivo.

Nesta primeira fase, a EUC terá no seu leque de ofertas, uma pós-graduação em formação para docência no ensino superior, assim como uma pós-graduação em Ciências Religiosas, e Pós-Graduação em Doutrina Social Religiosa.