PR sublinha importância de estudos científicos sobre qualidade da Democracia

21

O Presidente da República, José Maria Neves, sublinhou esta sexta-feira, à margem das comemorações do 20 de janeiro, a importância de estudos científicos sobre a perceção da população sobre a qualidade da Democracia, no sentido de permitir às instituições públicas informações para a melhoria do seu desempenho. Estas foram as considerações do Chefe de Estado, sobre o estudo da Afrobarómetro, apresentado recentemente pela Afrosondagem, sobre a Qualidade da Democracia e Governação em Cabo Verde.

“Todos os estudos são extremamente importantes e devem ser considerados, porque são dados que resultam de trabalhos científicos e mostram a perceção do cabo-verdiano”, frisa. Daí que os resultados devem ser considerados, quanto à perceção dos inquiridos sobre possível aumento da corrupção nas instituições do Estado.

Estas sondagens, reflete o PR Neves, mostram um aumento tanto da corrupção, como da confiança nas instituições, para além de outros dados que constituem importantes feedbacks para o melhor funcionamento do Estado. “Todas as instituições da República devem considerar esses dados e devem trabalhar para, lá onde os cabo-verdianos apontam uma avaliação mais negativa, melhorarmos. Porque a política é mesmo assim, uma busca permanente de melhoria, para cometermos menos erros e podermos fazer muito melhor para a realização do bem comum”, conclui.