Zona de Livre Comércio: PR defende atenção especial aos Pequenos Estados Insulares

43

O Presidente da República, José Maria Neves, interveio esta tarde na 36° Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, com este a chamar a atenção, no ponto sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana, para as especificidades dos Pequenos Estados Insulares (PEI), que demandam o desenho “de instrumentos e programas que possibilitem a inserção desses países nas dinâmicas do mercado internacional.

Não obstante essa preocupação, o PR regozija-se com os avanços na implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana e a sua importância para a dinamização da economia do continente e para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Cabo Verde, diz, apoia, assim, o roteiro para a aceleração desse processo, destacando os protocolos sobre Política de concorrência e sobre os investimentos. Estes dois documentos vêm desenvolver o quadro jurídico necessário para a implementação da referida Zona de Comércio livre, “enquanto espaço seguro de transações comerciais e investimentos que precisamos para realizar a África que queremos”.

Veja, aqui, na íntegra, a intervenção de sua Excelência, o Presidente da República: