Presidente da República desloca-se aos EUA para a primeira Presidência na Diáspora

52

Sua Excelência, o Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se, na próxima semana, aos Estados Unidos da América, onde realizará, entre os dias 31 de março e 5 de abril, a sua Primeira Presidência na Diáspora.

A escolha da mais antiga e numerosa comunidade cabo-verdiana no estrangeiro para dar arranque ao cumprimento deste importante compromisso do mandato presidencial traduz uma justa homenagem a toda a nossa emigração que, desde os primórdios do século XVIII, e consentindo enormes sacrifícios e inabaláveis esforços, lançou as verdadeiras bases para a extraordinária e exemplar relação que liga as Nações americana e cabo-verdiana.

Com o contributo, é certo, dos navios baleeiros que, integrados na rota da Pesca da Baleia, aportavam às ilhas para aprovisionamento mas também recrutamento de marinheiros, a verdade
é que desde muito cedo o ‘camin di mar’ para o outro lado do Atlântico se abriu para os caboverdianos. São, assim, antiquíssimas as primeiras marcas de chegada e estabelecimento de originários das nossas ilhas na vasta New England.

Desde a guerra pela Independência e pela liberdade e afirmação dos Estados Unidos da
América como a União que hoje é, passando pelo envolvimento nas lutas pela afirmação dos direitos políticos, civis e em particular sindicais, naquele país, até chegar aos inegáveis contributos para o enriquecimento da grande Nação americana em diferentes domínios, do espiritual e cultural ao desportivo, ao económico, entre outros, são notórias a integração e a participação das diversas gerações de cabo-verdianos na sociedade americana, sendo isso um exemplo marcante do quanto essa sociedade é, na verdade, um encontro de Nações e Culturas.

Com o passar dos anos, os marcos da integração dos cabo-verdianos na sociedade americana extravasam as fronteiras desse grande país e chegam às ilhas das mais diversas formas, constituindo-se em contributos relevantes para o progresso da Nação cabo-verdiana. E o desafio dos dias de hoje é precisamente o de construir novas vias que permitam que esses contributos se traduzam em remessas de ideias, de conhecimento, de tecnologias, estimulando ganhos de qualidade e ambição nas ilhas.

Precisamente nessa cidade com lugar cativo no imaginário e na ternura dos cabo-verdianos que é New Bedford o Presidente da República terá um grande encontro com membros da nossa comunidade espalhada pelos Estados Unidos, ocasião para interação e para reconhecimento a todo este percurso da emigração cabo-verdiana nos Estados Unidos.

Em particular, e neste ponto alto do programa da sua visita, o Presidente da República irá condecorar personalidades, instituições e organizações representativas da vasta comunidade e as suas várias frentes de intervenção, nomeadamente o desporto, a educação, a saúde, a solidariedade social.

Esse grande encontro decorrerá no prestigiado e emblemático Museu da Baleia, instituição que igualmente será distinguida pelo seu trabalho pioneiro e profícuo de registo, estudo e divulgação desse importante período da História da Humanidade que é o da Pesca da Baleia e seu papel na formatação de movimentos migratórios, em especial o dos cabo-verdianos que, de resto, viriam a ser os primeiros da África a emigrar para os Estados Unidos na condição de homens e mulheres livres.

Nesta visita aos Estados Unidos da América, o Presidente da República estará a cumprir
uma intensa agenda, com compromissos vários nos Estados do Connecticut, Massachusetts e Rhode Island. Além de encontros com as mais altas autoridades, designadamente Governadores e Mayors, José Maria Neves terá, igualmente, importantes encontros com jovens líderes e movimentos associativos na região de Massachusetts, além de estudantes do ensino secundário e empresários de ascendência cabo-verdiana.

O Presidente da República cumprirá, por outro lado, uma importante jornada com professores universitários e liceais, Reitores, gestores da área da Educação, para além de empreendedores de origem ou ascendência cabo-verdiana, jornada esta que decorrerá na Bridgewater State University (BSU).

Numa outra instituição de formação superior de vanguarda, o MIT – Massachusetts Institute of Technology, o Presidente José Maria Neves será o convidado especial de um debate, no formato hibrido (presencial e online) no âmbito do programa MIT para África e da True Africa University (TAU), sobre a temática do e-Governance.

Antes de regressar a Cabo Verde, o Chefe de Estado será Orador Convidado, no dia 4 de Abril, na Universidade de Massachusetts (UMass-Boston), nas cerimónias que marcam o XXV Aniversário do Programa académico de estudos, valorização e divulgação dos percursos e contributos exemplares de Martin Luther King, Jr. e de Amílcar Cabral.