PR: as mulheres revelaram-se os pilares mais sólidos da nossa cultura e da nossa identidade

7

Neste 27 de Março, o Presidente da República destaca todo contributo da mulher cabo-verdiana na construção da Nação, estando associada “às mais belas páginas da nossa história” e sendo “pilar da cultura e da identidade nacional”.

Nesta progressiva valorização da camada feminina, o Chefe de Estado sublinha o papel fundamental desempenhado pela Organização das Mulheres de Cabo Verde, que também hoje assinalou 42 anos, e chama a atenção para a necessidade de uma educação especial aos rapazes, adentro da ideia da igualdade de género.

Ao presidir o Ato Central que assinalou o Dia da Mulher Cabo Verdiana e o aniversário da OMCV, na Presidência da República, José Maria Neves lembrou que, não obstante os ganhos, continuam entre os grandes desafios debelar a pobreza, que tem rosto feminino no país, além da Violência Baseada no Género e a agressão sexual: “Temos que dar um basta a todos esses casos, que são degradantes para elas e para eles, e mancham a imagem de Cabo Verde”.

Nisto, o Mais Alto Magistrado da Nação não tem dúvidas: “É preciso educar, na infância, para termos homens respeitadores nesta sociedade”, que continua a ser machista.