Presidente da República felicita Concelho de Santa Cruz pelos 52 anos da criação do município

13

O Presidente da República felicitou o Concelho de Santa Cruz, que comemora hoje os 52 anos da criação do Município, considerado o celeiro do país.

Em carta endereçada ao edil Carlos Alberto Silva, o Chefe de Estado destaca os marcos assinaláveis do desenvolvimento local, com realce para os investimentos facilitadores da mobilização de água para agricultura (barragens de Poilão e Figueira Gorda) e as infraestruturas rodoviárias de última geração, incluindo o túnel de Santa Cruz e estradas de penetração, designadamente a de Ribeira dos Picos, que possibilitam maior mobilidade de pessoas, bens e escoamento de produtos.

O Presidente José Maria Neves defende, no entanto, que é necessário continuar a investir na melhoria das infraestruturas, criação de novas acessibilidades e políticas de fomento da atividade agrícola, atraindo jovens e novas tecnologias para a transformação do potencial agrícola em agroindústria.

Na mesma linha, o Presidente da República acredita que a pesca e o turismo, particularmente o turismo rural e de montanha, são setores que reclamam um posicionamento estratégico e ambicioso, podendo desempenhar um papel determinante na diversificação económica do Concelho.

Os santacruzenses têm uma história notável de luta contra as adversidades, que os fez resilientes e merecedores da admiração do Presidente da República, pelo facto de terem transformado a sua vivência em aspetos culturais de referência como o Batuku e a Tabanca, que produziram nomes sonantes do panorama cultural nacional.