PR destaca trabalho meritório do IILP na promoção da Língua Portuguesa

23

O Presidente da República, José Maria Neves, destacou, esta segunda-feira, durante uma visita ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o “enorme trabalho que se está a fazer aqui no IILP”, desde a sua criação, “um trabalho meritório no sentido da promoção da língua portuguesa”. Ciente dos desafios que o IILP enfrenta, sobretudo, no plano financeiro, o Chefe de Estado apela ao maior engajamento dos Estados no apoio financeiro e em termos de recursos humanos para que o IILP possa fazer ainda mais.

Não obstante, o PR Neves considera que a língua portuguesa hoje “é uma língua mais conhecida, mais usada no plano internacional”, incluindo na União Africana, na CEDEAO e na UNESCO. Inclusive, no seio da CPLP, o Presidente da República frisa a crescente adesão de países observadores à CPLP: “Como um espaço linguístico, mas, também, como um espaço de concertação político-diplomático, a CPLP está a ganhar cada vez mais projeção na arena internacional”.

Falta agora elevar o Português à condição de uma das línguas oficiais das Nações Unidas (ONU), e José Maria Neves acredita que a CPLP contará, certamente, com um forte aliado na pessoa do atual Secretário Geral da ONU, o português António Guterres. Confira as considerações do PR José Maria Neves, à margem da visita efetuada hoje ao IILP: