A convite de Suas Altezas Reais, o Grão-Duque e a Grã-Duquesa do Luxemburgo, Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, e a Excelentíssima Primeira Dama, Débora Carvalho, realizam uma visita de Estado ao Grão-Ducado de Luxemburgo, entre os dias 23 e 25 de maio, no quadro das excelentes relações de amizade, solidariedade e cooperação que unem os dois países e povos.
A deslocação do Chefe de Estado ao Grão-Ducado de Luxemburgo, acompanhado por uma importante delegação governamental, municipal e empresarial, traduz e eleva a patamares ainda mais elevados a cooperação e o diálogo político bilateral que marcam as relações entre Cabo Verde e este que é, inequivocamente, um dos maiores parceiros bilaterais do país. Uma relevância que se traduz pela “previsibilidade, constância e oportunidade dos apoios, expressos em momentos cruciais e de grandes desafios” no percurso de desenvolvimento do país, desde os finais da década de 80.
As relações muito especiais entre Cabo Verde e Luxemburgo se vêm também fortalecidas pelo contributo de uma “muito bem integrada comunidade cabo-verdiana, a qual usufrui de um conjunto de especiais cuidados e alto nível de atenção, inclusive por parte da própria Casa Monárquica”.
E, em reconhecimento à amizade constante e ao contributo pessoal da Grã-Duquesa para o “fortalecimento e consolidação das relações entre os dois países, em especial na atenção e no apoio à integração da comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo”, o Presidente da República vai, durante esta visita, condecorar Sua Alteza Real a Grã-Duquesa do Luxemburgo com a Medalha do Vulcão, Primeira Classe.
A distinção reconhece, também, o enorme trabalho que Sua Alteza tem realizado através das organizações humanitárias que lidera ou fundou e que tornam a Sua Majestade “um dos rostos mais credíveis da ação social e humanitária a nível global”.
A visita do Mais Alto Magistrado da Nação ao Grão-Ducado de Luxemburgo inicia-se na manhã de terça-feira, 23 de maio, com um encontro, em tête-à-tête, com o Gão-Duque, ao que se segue uma Cerimónia no Monumento Nacional da Solidariedade Luxemburguesa.
No mesmo dia, José Maria Neves recebe em audiência o Primeiro Ministro do Luxemburgo, que também será condecorado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus e o Presidente da Câmara dos Deputados. Realiza, ainda, visitas à Camara Municipal de Luxemburgo e ao Museu Municipal de Lëtzebuerg.
Ao final do primeiro dia da visita, o Presidente da República e a Primeira Dama serão agraciados com um Jantar de Gala oferecido por Suas Altezas Reais o Grão-Duque e a Grã-Duquesa.
No segundo dia da visita, 24, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira Dama e de Suas Altezas Reais, visita a Universidade de Luxemburgo, onde profere uma comunicação na presença de estudantes e investigadores cabo-verdianos e luxemburgueses envolvidos em projetos relacionados com Cabo Verde.
Na mesma manhã, José Maria Neves assiste à apresentação do Luxinnovation, no Learning Center, e visita a Casa do Livro, antes de uma Conferência de Imprensa conjunta com o Primeiro Ministro luxemburguês.
Na tarde do mesmo dia, o Chefe de Estado realiza visitas à Bolsa de Valores e à Câmara de Comércio de Luxemburgo. Ao final desse dia oferece uma Recepção, na companhia da Primeira Dama, em honra de Suas Altezas Reais o Grão-Duque e a Grã-Duquesa.
No último dia da visita, 25, o Chefe de Estado privilegia, durante a manhã, visitas à Usina Elétrica de Our e à Escola de Hotelaria e Turismo de Luxemburgo, para, à tarde, se dedicar à Comunidade Cabo-Verdiana, com uma visita à Embaixada de Cabo Verde, Inauguração da escultura do artista Severo Delgado em Bonnevoie e um grande encontro com a comunidade cabo-verdiana, que contará com a ilustre presença do Casal Grão-Ducal.
Integram a delegação do Chefe de Estado nesta visita ao Grão-Ducado de Luxemburgo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, o Ministro das Comunidades e o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, além dos presidentes da Bolsa de Valores de Cabo Verde, do Conselho Diretivo da Pró-Empresa e da Câmaras Municipal de São Filipe, entre outros.
De recordar que esta visita do Presidente da República ao Luxemburgo decorrerá no momento em que os dois países celebram 30 anos de exemplares relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 80, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 90.
O atual Programa Indicativo de Cooperação, diversificado e qualificado, abrange áreas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde, quais sejam o emprego e formação profissional, energias renováveis, combate às alterações climáticas, água e saneamento, micro-finanças e descentralização, contribuindo, assim, para que o nosso país cumpra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Depois da vista de Estado ao Grão-Ducado de Luxemburgo, o Presidente da República desloca-se aos Países Baixos, para uma visita à comunidade cabo-verdiana radicada nesse país amigo e parceiro de Cabo Verde.