Dia do Município da Praia: PR ressalta boas práticas e apela a consensos com base no interesse comum

59

O Presidente da República Presidiu, hoje, na Assembleia Nacional, a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município da Praia, a convite do Presidente da Câmara Municipal e da Presidente da Assembleia Municipal.
O Chefe de Estado regozijou-se com os ganhos que o município tem registado desde a data da Independência do país, particularmente na sua sede, cidade Capital do País, que alberga hoje cerca um terço da população cabo-verdiana e mais de metade dos residentes em Santiago.

“Aberta ao mundo, cosmopolita e competitiva, com pujança económica social e cultural, eis a Praia de hoje, mas que todos ambicionamos vê-la ainda mais desenvolvida e inclusive”, ressaltou o chefe de Estado que também exaltou as boas práticas que devem fazer escola no município, como as registadas no bairro de Achada São Felipe, que condecorou para servir de exemplo.

Na mesma linha, José Maria Neves mostrou-se emocionado com a atuação musical, no início da Sessão Solene, de adolescentes do Grupo Maracanã, que impulsiona os moradores de Ponta D´ Água a engajarem-se em prol do desenvolvimento do Bairro. “Precisamos de ouvir um pouco mais a voz das nossas crianças e ouvir um pouco mais a nossa música”.

O Mais Alto Magistrado da Nação aproveitou a ocasião para renovar o apelo para a resolução dos diferendos na base de interesses comuns dos respetivos municípios, do respeito mútuo, da busca de pontes e de entendimentos e em conformidade com a Lei.

Considera, também, importante um clima de complementaridade, partilha de responsabilidade, solidariedade, subsidiariedade e respeito mútuo entre o Poder Local e o Poder Central.

José Maria Neves apelou, ainda à participação cívica, a parcerias e investimentos, públicos e privados, para gerar mais emprego e melhor qualidade de vida, entre muitos outros desafios que se colocam à cidade da Praia.

O momento foi também de homenagem às trabalhadoras domésticas, às vendedeiras da Praia e ao músico recentemente falecido, Zé Mário.

Leia o discurso, na integra, no link, a seguir, ou baixe em PDF, no google drive: https://drive.google.com/file/d/1eBo20hD-4J9W0b3i7ja4t5urFuPbsKKF/view?usp=share_link

DISCURSO PROFERIDO POR SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DR. JOSÉ MARIA NEVES, NA ABERTURA DA SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO DIA DO MUNICÍPIO DA PRAIA