Luxemburgo anuncia embaixador residente em Cabo Verde a partir do outono deste ano

36

O Presidente da república, José Maria Neves e o Grão-Duque Henry já haviam demonstrado, no primeiro momento desta visita oficial do Chefe de Estado cabo-verdiano ao Grão-Ducado do Luxemburgo esta manhã, a “enorme vontade no reforço das relações entre os nossos dois países. Num momento em que se celebra 60 anos da chegada dos primeiros cabo-verdianos ao Luxemburgo, eis que o Grão Duque Henry anunciou, no jantar de gala de receção deste em homenagem ao Presidente Neves, a decisão do governo luxemburguês em  elevar o nível da sua presença diplomática em Cabo Verde, com a nomeação de um embaixador residente na cidade da Praia, a partir já do outono deste ano.

Isto, diz o grão Duque, “reforçará os nossos laços directos e a nossa amizade”. O Presidente Neves, por sua vez, realçou a forte amizade entre os nossos povos e o impacto da cooperação bilateral oficialmente iniciada nos anos 80 e que conta já com 30 anos de história.

Uma cooperação, sublinha o Presidente da República, muito bem sucedida e com enormes impactos na vida dos cabo-verrdianos, nas mais diversas áreas. O  Vosso país é, indiscutivelmente, um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde. Isto é traduzido no volume e na qualidade dos investimentos, na diversidade de áreas de intervenção e no seu impacto na vida dos cabo-verdianos e das cabo-verdianas”, frisou José Maria Neves. Razão essa que levou, aliás, o Presidente a condecorar, mais cedo, o Primeiro-Ministro luxemburguês, Xavier Bettel.  

Leia os discursos do Presidente da república, José Maria Neves, e do grão Duque Henry, do Luxemburgo, nos links, a seguir:

Baixar no Google Drive:

Discurso PR:

https://drive.google.com/file/d/1TQFVTQ-Jqu6OlyYGDkA8Q8bugNDyMxoa/view?usp=sharing

Discurso Grão Duque:

https://drive.google.com/file/d/1JsjXxY4tDbhxYGKeN7CrvShN6YAGuNCV/view?usp=sharing