PR reafirma objetivo de contribuir para elevação do debate político em Cabo Verde

21

O Presidente da República, José Maria Neves, acaba de lançar o seu livro, “No Ofício do Bem Comum, na cidade de São Filipe. Uma compilação dos discursos que marcaram o seu primeiro ano de mandato e que condensam toda a sua visão e perspetiva da magistratura de influência que procura implementar. “No Ofício do Bem Comum tem o obetivo, acima de tudo, sublinha o PR, de contribuir para a elevação do debate político.

“Fazer política com elegância é uma coisa muito bonita”, afirmou o Chefe de Estado, perante os presentes que esgotaram os assentos na Casa da Memória, em São Filipe, ilha do Fogo, que insiste na implementação de uma cultura de debate, de normalizar o dissensso político, buscando sempre os consensos necessários para o país.

Outro aspeto interessante destas reflexões, explicou o próprio autor, José Maria Neves, tem a ver com o exercício da Presidência no nosso sistema de governo e os desafios, os limites e o papel do PR na realidade cabo–verdiana, enquanto árbitro e moderador do sistema.

O livro é uma obra “transversal” pela diversidade e importância dos temas que aborda, frisa o apresentador da vez, o professor Almeida Lobo, desde questões a ver com a violência, em particular a VBG e a violência sexual contra menores, os desafios do combate à pobreza e a insegurança alimentar, a relação entre os poderes e órgãos de soberania, a demasiada crispação que tende a haver no panorama político nacional.

A diplomacia e relações exteriores, os impactos das.multiplas crises aue vêm assolando o mundo nos últimos anos, nomeadamente a COVID-19, e os conflitos entre a Rússia e Ucrania, a instabilidade na região da CEDEAO, são alguns outros temas tratados no livro.