PR ausculta preocupações de ONGs ambientais

19

Ainda nesta terça-feira, o Presidente da República, José Maria Neves, recebeu em audiência representantes das ONGs ambientais Biosfera 1, Projeto Vitó, Lantuna e Fundação Maio Biodiversidade e TerriMar, que puderam expor algumas preocupações ao Chefe de Estado.

Preocupações essas que têm a ver, entre outras, com a necessidade de maior atenção para com as áreas protegidas nacionais, e maior coordenação entre as prioridades ambientais e o desenvolvimento das atividades turísticas, numa perspetiva ambientalmente sustentável.

A Fundação Maio Biodiversidade, por exemplo, reclama de atividades com moto quatros, envolvendo turistas em zonas protegidas e que colocam em causa os ecossistemas dunares. Um problema que, infelizmente, afirmam, afeta a maioria do território nacional.

As ONGs, dizem, tendem a ser vistas como concorrentes às instituições do Estado, quando em verdade são complementares e, quanto mais, parceiras do Estado. Mais ainda, os presentes nesta audiência reclamam, também, maior participação na identificação de medidas e políticas relacionadas ao ambiente.

Também a sustentabilidade e autonomia financeira das ONGs foi uma das questões abordadas, com esses a solicitarem a magistratura de influência junto às autoridades para uma melhor sinergia na proteção e promoção das questões ambientais.

#ambiente#ongs#Biosfera1#projetovitó#Lantuna#cidadaniambiental#biodiversidade#sustenabilidadeambiental