É preciso acelerar o ritmo de desenvolvimento dos SIDS

16

É de extrema importância que Cabo Verde contribua para acelerar o ritmo de desenvolvimento dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, ao acolher a reunião inter-regional preparatória da IV Conferência Internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Este foi o mote do encontro do Presidente da República com o Subsecretário-Geral para os Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, Li Junhua, em audiência, esta manhã, no Palácio Presidencial.

José Maria Neves defende que o evento de hoje é uma oportunidade para que os Pequenos Estados Insulares, as Nações Unidas e outros organismos internacionais possam refletir no sentido de encontrar mecanismos e critérios específicos para o desenvolvimento daquele grupo de estados.

Entre as preocupações, o Chefe de Estado põe tónica na problemática do financiamento do desenvolvimento, nos elevados custos de infraestruturação, na reduzida capacidade de auto- financiamento e endividamento, nos custos logísticos elevados e nos desafios de ligação marítima e aérea entre as diferentes ilhas. São constrangimentos que acabam por restringir o processo de desenvolvimento, que já é desafiador tendo em vista o financiamento da educação, saúde, segurança e toda a gestão das mudanças climáticas.