PR visita Agrupamento Escolar n° VIII da Praia, em Achada Grande, e ressalta nível de organização e liderança observado

7

PR visita Agrupamento Escolar n° VIII da Praia, em Achada Grande, e ressalta nível de organização e liderança observado

O Presidente da República visitou, nesta terça-feira, 19, escolas do Ensino Básico e Secundário de Achada Grande, Frente e Trás, que integram o agrupamento nº VIII da Praia, para inteirar-se do arranque deste novo ano letivo e encorajar a comunidade educativa, face aos desafios inerentes ao contexto.

Num ambiente muito bem cuidado e acolhedor, José Maria Neves pôde testemunhar o entusiasmo e a determinação dos gestores em proporcionar o acesso e o sucesso escolar aos alunos, esperando também contar com o necessário engajamento dos pais e encarregados de educação.

Na ocasião, o Chefe de Estado lançou um forte apelo às empresas, às organizações e pessoas particulares no sentido de se associarem às comunidades educativas, com financiamento de projetos que visam a requalificação das infraestruturas e aquisição dos equipamentos escolares em Cabo Verde, lembrando que a Educação merece a participação e o contributo de todos.

José Maria Neves recorda que a Educação é uma responsabilidade do Estado, sim, mas também da sociedade no seu todo, inclusive as empresas, que muito podem fazer para ajudar o país a desenvolver o Sistema Educativo e assim garantir o acesso de todos, sem exceção, a uma educação de excelência.

O Presidente da República ressaltou, por outro lado, o percurso já efetuado no país no sector da educação e apelou à continuidade dos investimentos para quebrar os constrangimentos que ainda existem, considerando bem-aventurado o país que tanto investe na educação.

O Chefe de Estado apela também à valorização do trabalho e os esforços que as diferentes escolas e as famílias vêm fazendo e convida ao estabelecimento de um pacto para a melhoria continua da educação em Cabo Verde.

José Maria Neves lembra que quase a metade da população cabo-verdiana está de alguma forma associada ao sistema de ensino e formação profissional, se se contar todos os alunos, professores, funcionários e outros prestadores de serviço, do Pré-escolar às universidades passando pelo ensino técnico-profissional.

O Presidente da República destacou o agrupamento e as escolas associadas pelo nível de organização, pela liderança e ousadia dos gestores e pela busca permanente da qualidade no sistema de ensino.

Já os gestores renovam o compromisso de reforçar a qualidade, reduzir as taxas de reprovação e de abandono, e prometem não desistir de nenhum dos seus alunos.

Durante o encontro mantido na escola básica, a diretora do agrupamento convidou o PR, que prontamente aceitou, associar-se ao projeto “Professor por um dia”, que tem levado importantes personalidades à escola para aulas especiais que reforçam a motivação e o perfil dos alunos e professores.