PR participa em lançamento de Instituto para a Promoção do Diálogo Social e da Liberdade Sindical e em Conferência online sobre a Relação da Diáspora com Cabo Verde da Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora

13

O Presidente da República estará, nesta sexta-feira, 22 de setembro, em Mindelo, São Vicente, para participar na apresentação oficial do novo Instituto para a Promoção do Diálogo Social e Liberdade Sindical – IPRODIAL, uma iniciativa criada com o propósito de abordar e superar os desafios existentes no âmbito do diálogo social e da liberdade sindical em Cabo Verde. É às 09h30, no Auditório da UNI-CV/FaED – Faculdade de Educação e Desporto, em frente à Escola Técnica.

A apresentação será precedida de um Fórum promovido pelo IPRODIAL, sob o lema “O Papel do Diálogo Social na Construção do Estado Democrático”.

O Chefe de Estado saúda esta iniciativa que augura vir a ser mais uma plataforma de promoção do diálogo e entendimento que o país tanto precisa, numa altura em que, por bastas vezes, José Maria Neves tem chamado a atenção para o elevado clima de crispação, sobretudo, no seio da política. Mas, também, no seio da sociedade, é preciso mais participação cívica e mais cidadania e todo espaço de promoção do diálogo e debate é bem-vindo. “Infelizmente há uma grande incapacidade de diálogo. As pessoas não aprenderam ainda a discutir, a partilhar, a construir pontes de entendimentos”, chamava a atenção, ainda há poucos dias o Presidente da República, a propósito das grandes dificuldades da classe política em encontrar os consensos em matérias que exijam maioria classificada.

O objetivo primordial da IPRODIAL tendo como mentor e Presidente, o ex-Secretário Geral da UNTC-CS, Júlio Ascenção Silva, segundo nota da referida instituição, é fomentar o diálogo social e a liberdade sindical em Cabo Verde, através de ações que envolvem aprendizagem e formação, investigação e divulgação.

Ainda antes desse evento, o Presidente da República profere uma comunicação na conferência online sobre o tema Relação da Diáspora com Cabo Verde no primeiro encontro da PLTCVD – Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora, às 08h45, com transmissão live nas plataformas da referida associação e da Presidência da República e de José Maria Neves Presidente.