“Queria-vos propor a sermos disruptivos”

11

O Presidente da República, José Maria Neves, participou online, esta sexta-feira, numa conferência promovida pela Plataforma Associação Cabo Verde e Diáspora, tendo como tema “A Relação da Diáspora com Cabo Verde”. Numa altura em que o país se vê confrontado com muitos e novos desafios, o Chefe de Estado salienta a importância de buscar novas e melhores formas de envolvimento da nossa imensa Diáspora no processo de desenvolvimento das Ilhas. E para isso, Neves desafia-nos a “sermos disruptivos”.

“Como pôr toda essa diáspora ao serviço do aceleramento do ritmo de transformação e de desenvolvimento de Cabo Verde?”, é a pergunta que se propõe responder e iniciativas como este o Primeiro Encontro da PACD, cuja abertura foi presidida pelo Chefe de Estado, podem nos ajudar a responder.

Neves realça o papel estratégico e fundamental que a emigração cabo-verdiana tem tido no bom desempenho de Cabo Verde nas mais diversas áreas. No Desporto, na Cultura, nas universidades, na saúde, nas empresas, na criação de novas dinâmicas e novos hábitos catalisadores do desenvolvimento económico e social, temos podido contar com o contributo decisivo da Diáspora, que “pode dar um enorme contributo para irmos mais longe e mais depressa!”, frisa.

Confira, aqui, este momento de reflexão do Mais Alto Magistrado da Nação: