16 Dias de Ativismo – “Unidos! Investir para prevenir a violência contra mulheres e meninas”

18

Assinala-se neste dia 25 de novembro, Dia do (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), o arranque de mais um ciclo dos 16 Dias de Ativismo Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Este período que se estende até o dia 10 de dezembro, esta última data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Sob o lema este ano “Unidos! Investir para prevenir a violência contra mulheres e meninas”, diz o Presidente da República, José Maria Neves, “é uma chamada para ação de todos nós, independentemente da idade, género ou estatuto social.

“Cabo Verde deverá estar sempre empenhado em fortalecer as leis e as políticas públicas sobre esta questão, mas o verdadeiro poder da mudança reside na forma como cada um de nós escolhe agir no quotidiano.”, sublinha Neves.

Juntando a sua voz a esta importante causa, o Mais Alto Magistrado da Nação manifesta a sua “profunda preocupação e um compromisso renovado com a igualdade e a justiça, a realçar, mais uma vez, a Violência Baseada no Género “como uma mancha na nossa sociedade, uma violação intolerável dos direitos humanos e um obstáculo significativo para o desenvolvimento sustentável do país.”

“A violência não é apenas um problema das vítimas; é uma ferida na alma da nossa sociedade. Juntos, devemos trabalhar para curá-la, capacitando as mulheres, educando os homens e promovendo relações baseadas no respeito mútuo. Não podemos ficar em silêncio; devemos levantar as nossas vozes e sermos agentes de mudança”, é o apelo do Chefe de Estado à Nação.

Acompanhe, aqui, a mensagem do Presidente da República a todas as cabo-verdianas e cabo-verdianos espalhados pelas Ilhas e pelo mundo: