PR recebe delegação italiana liderada pela presidente da ONG “Anjos no Coração”

8

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu, nesta quinta-feira, uma delegação da Itália, integrada por dezenas de profissionais, ativistas e empresários benfeitores. Liderada pela ativista cabo-verdiana Deolinda Tavares, o grupo está há uma semana no nosso país, para conhecer a realidade local e a identificar possíveis parcerias e novas áreas de atuação em Cabo Verde.

Durante o encontro, o Presidente da República realçou a importância da cooperação Cabo Verde/Itália, que ganhou fulgor com a emigração das mulheres cabo-verdianas para aquele país europeu e a atuação de várias organizações Não Governamentais italianas em Cabo Verde.

O Presidente Neves destacou, ainda, os investimentos na saúde e na vinicultura do grupo representado pelo Padre Otávio Fasano na ilha do Fogo. Os italianos também estiveram entre os pioneiros do turismo de massa para Cabo Verde, enfatizou José Maria Neves, ciente também da relevante cooperação a nível da Igreja Católica.

José Maria Neves espera que a missão traga novas descobertas, numa referência ao descobrimento das ilhas por António da Noli, e volte mais vezes ao país.

De referir que a Presidente da Associação “Anjos no Coração”, Deolinda Tavares radicada em Itália há 53 anos, tem promovido diversas iniciativas beneficentes, nomeadamente projetos de foro social, da saúde e nutrição, mas, especialmente, no domínio da educação. Merece destaque o fornecimento de materiais escolares diversos, a favor das camadas mais vulneráveis no país, além de equipamentos escolares nomeadamente, mesas, cadeiras, materiais de cozinha, kits escolares e cortinados para salas de aula.

Na próxima semana estará a entregar aparelhos auditivos a três crianças de famílias vulneráveis, em Achada de Santo António, na Praia, além de donativos a idosos em Castelão.