Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, dirigida à Escola de Judo Nuno Delgado

6

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, dirigida à Escola de Judo Nuno Delgado, por ocasião da realização da evento denominado “Respect Day”
1 de Junho de 2019

Gostaria de agradecer o honroso convite que me foi formulado para, na qualidade de Presidente da República de Cabo Verde e de Presidente pro-tempore da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa(CPLP), dirigir uma mensagem aos participantes do evento Respect Day 2019, promovido pela Escola de Judo Nuno Delgado, em parceria com o Município de Odivelas.

A partir do Palácio do Presidente da República, na cidade da Praia, junto-me a todos vós, jovens atletas, treinadores, técnicos desportivos, dirigentes, representantes do Município de Odivelas e de outros municípios, pais e mães dos «Campeões para a Vida», para celebrar convosco esta iniciativa muito louvável que é a de imbuir no espírito dos desportistas e dos cidadãos, em geral, valores superiores, perpetuando o nome e o exemplo de Nelson Mandela, o grande ícone da Paz e da tolerância, que nos inspira e nos guia nas nossas reflexões, acções e responsabilidades de construção da Paz global que queremos para o Mundo em que vivemos.

O Desporto tem sido uma das grandes bandeiras de Cabo Verde. Nos últimos tempos, prestações vitoriosas nas diferentes modalidades, nomeadamente no desporto para-olímpico, no futebol e no andebol, têm contribuído para o aumento da nossa autoestima, fazendo-nos reviver, no país e na diáspora, de forma profunda, a nação.
Estas notáveis realizações dos nossos atletas têm-nos aproximado, mobilizado e projectado além-fronteiras, contribuindo, desta forma, para a promoção da imagem do nosso país, bem assim do nosso sentimento de pertença a este pequeno país de alma grande que é Cabo Verde.
Igualmente, nos países que compõe a CPLP, é notória a paixão pelo desporto, sobretudo pelo desporto rei – o futebol.

Também é sobremaneira evidente a onda de solidariedade entre os povos e as culturas que se manifestam no âmbito desta comunidade(CPLP), quando uma das nossas seleções ou atletas disputam competições internacionais, designadamente no âmbito dos Jogos Olímpicos e/ou Paralímpicos, das Copas de África das Nações, dos campeonatos europeus de seleções (em diferentes modalidades) ou das Copas do Mundo de futebol.

Como encarregado de expressar sentimentos e pensamentos das comunidades cabo-verdiana e lusófona – neste caso como Presidente pro-tempore da CPLP – nesta ocasião tão especial e significativa, reconheço a enorme relevância obtida pelo nosso amigo e prestigiado desportista Nuno Delgado, seja pelo que o próprio representa, enquanto atleta e ser humano, no mundo do judo, em particular, e do desporto, em geral, seja pelas desafiantes e iniciativas que tem levado a cabo, com sucesso, na promoção da cidadania e de valores superiores, pela via do Desporto, especialmente junto da camada infanto-juvenil.

Permitam-me, neste particular, saudar o Prof. Doutor Manuel Sérgio, ensaísta do fenómeno desportivo, filósofo da motricidade, que, ao longo do seu brilhante percurso académico, nos tem brindado com uma vastíssima obra, de superior relevância, pelo rigor científico e, sobretudo, pela permanente defesa dos valores humanos mais nobres, anunciando-nos, e ao mundo, em geral, um novo rumo para o desporto, apontando caminhos concretos para a integração do desporto na metodologia específica das ciências humanas.
O Desporto é, sem sombra de dúvidas, um factor de encontro, de partilha e de solidariedade familiar e comunitária.
Nesta esteira, saúdo vivamente o Nuno Delgado e os promotores desta iniciativa Respect Day que é realizada numa efeméride tão especial e importante como é o Dia Mundial da Criança, tendo como propósito passar às gerações mais novas a mensagem de que o Desporto e a Arte são fenómenos que superam a magia ou a recriação de momentos fantásticos para exercerem a nobre função de aproximar povos e culturas, de promover valores positivos de humanismo, respeito e solidariedade.

Faço votos para que o Respect Day, para além de uma festa à vida e ao desportivismo, seja uma ocasião para suscitar a estima e o respeito, para afirmar a solidariedade humana, a amizade e a boa vontade entre os indivíduos, para construir uma amizade que vai além de todas as barreiras de raça, de cultura ou de outras experiências.

Termino augurando ao Nuno Delgado, um dos principais mentores desta escola de cidadania, e a todos os envolvidos, os maiores sucessos nesta nobre caminhada rumo à construção de mundo melhor para todos.

Jorge Carlos de Almeida Fonseca