Reação do Presidente da República ao anúncio da seleção de Cabo Verde para mais um Compacto do MCC

7
 
Conforme foi já anunciado por Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Cabo Verde acaba de ser selecionado para mais um compacto do Millennium Challenge Corporation.
 
Esta decisão do MCC traduz o reconhecimento do compromisso de Cabo Verde com a governação democrática e dos ganhos já alcançados na realização do desenvolvimento e na redução da pobreza.
Este compacto, chamado de ‘compacto regional’, é desenhado para apoiar o nosso país na realização do desenvolvimento através do aprofundamento da integração na região oeste-africana.
 
Nestes tempos de desafios ingentes, sobretudo em virtude da pandemia, das crises subsequentes e, mais recentemente, das guerras e seus efeitos sobre a comunidade internacional, com reflexos em todos os países, a seleção para um novo compacto do MCC é, sem dúvida alguma, uma notícia extremamente positiva e encorajadora.
 
Com efeito, a mais de ser uma muito agradável notícia, trata-se de uma grande vitória para a Nação cabo-verdiana no seu todo e, em particular, para o Governo.
 
Felicito vivamente o Governo, em especial o Senhor Primeiro-Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, e exorto todas as cabo-verdianas e todos os cabo-verdianos a celebrar este muito bom momento para a nossa Nação e para o nosso processo de desenvolvimento e afirmação de Cabo Verde como um Estado de Direito Democrático apostado na realização do bem-estar para todos e todas, com índices cada vez mais elevados de inclusão e sustentabilidade.
 
Exprimo, ainda, uma palavra de reconhecimento ao Millennium Challenge Corporation e às autoridades americanas por mais esta inequívoca prova de amizade, solidariedade e compromisso com o povo cabo-verdiano.