PR enfatiza necessidade de Diálogo e cooperação entre as nações para a paz e estabilidade no mundo

55

O Presidente da República recebeu esta sexta-feira, o cumprimento de Ano Novo do corpo diplomático acreditado em Cabo Verde, tendo aproveitado a ocasião para deixar uma mensagem ao mundo da necessidade de mais diálogo e cooperação para a paz e o desenvolvimento e preservação da democracia.

José Maria Neves ressaltou que o ano anterior foi marcado por tensões e conflitos a nível internacional, evidenciando a fragilidade de alguns regimes democráticos, com a democracia a recuar em alguns países e regiões. Contudo, Neves manifestou esperança de que essas situações sejam episódicas e passageiras, apelando para a necessidade de diálogo e cooperação entre as nações.

Num contexto global onde crises geopolíticas e conflitos armados persistem, o Presidente sublinhou a responsabilidade das nações e lideranças mundiais em encontrar soluções pacíficas. Neves alertou para as consequências trágicas resultantes de guerras e destacou a importância de evitar que as contradições se resolvam por meio do conflito armado.

Além disso, o Presidente de Cabo Verde abordou questões ambientais, a salientar o impacto do aquecimento global, e apelou à proteção do ambiente e dos oceanos. Como Patrono da Aliança da Década do Oceano, Neves instou a comunidade internacional a adotar medidas efetivas contra a crise climática, sugerindo a conversão da dívida dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento em investimentos climáticos.

No ano em que Cabo Verde celebra o cinquentenário do 25 de Abril de 1974 e o centenário de Amílcar Cabral, Neves destacou a importância de defender o diálogo como meio preferencial para a resolução de conflitos. O Presidente recordou o legado de Amílcar Cabral, defensor do multilateralismo e negociador nato, enfatizando a necessidade de buscar soluções pacíficas em meio a desafios globais.

Lembrando que 2024 será um ano eleitoral em Cabo Verde, o presidente Neves expressou o desejo de um debate elevado e democrático no processo de escolha dos eleitos municipais em Cabo Verde. Ao abordar situações políticas em alguns países da sub-região, o Presidente expressou a esperança de que o ano de 2024 traga o retorno à normalidade democrática.

Por fim, Neves agradeceu à comunidade internacional pelo apoio contínuo a Cabo Verde, destacando a conquista do país ao receber o certificado de país livre do Paludismo. O Presidente reiterou o compromisso de fortalecer o diálogo entre as nações e encorajou o estabelecimento de pontes para a pacificação das relações internacionais.

O discurso encerrou com votos renovados de um ano próspero, saudável e pacífico, e agradecimentos a todos os presentes pela contribuição para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Confira, aqui, como foi, em vídeo, e na versão escrita: