PR: O Presidente António Mascarenhas foi “a pessoa certa, no lugar certo”

31

O Presidente da República, José Maria Neves, proferiu um emocionante discurso no ato de homenagem aos 80 anos do nascimento do presidente António Mascarenhas Monteiro, destacando a sua figura marcante na história política de Cabo Verde. Neves enalteceu as qualidades humanas, a sólida formação jurídica e atuação de Mascarenhas Monteiro, seja enquanto juiz ou na qualidade de Presidente da República, que o transformaram numa reserva moral da nação. Reconhecendo-o como “a pessoa certa no lugar certo”, Neves ressaltou o seu papel fundamental na construção da democracia cabo-verdiana e a sua atuação como árbitro e moderador do sistema político num momento crucial para o país.

Além disso, Neves destacou o compromisso de Mascarenhas Monteiro com a ética, a dignidade da pessoa humana e a justiça social, bem como a sua aversão a crises e a sua defesa do diálogo e da cooperação institucional.

O discurso também enfatizou o papel essencial do parlamento e dos partidos políticos na sociedade democrática, ressaltando a visão de Mascarenhas Monteiro sobre a importância do consenso e da atuação firme da oposição para o funcionamento adequado da democracia.

Recorde o discurso do Presidente Neves, aqui, no vídeo e na versão escrita, no link em baixo do vídeo: