Comemoração do Cinquentenário da Libertação dos Presos Políticos do Campo de Concentração do Tarrafal

71

No dia 1 de maio de 2024 completar-se-ão 50 anos sobre a data da Libertação dos Presos Políticos do Campo de Concentração do Tarrafal, designadamente angolanos, cabo-verdianos e portugueses.

Trata-se de um marco histórico de enorme significado e que se impõe assinalar condignamente, razão por que o Chefe de Estado, o Presidente José Maria Neves, promove um quadro de celebrações de Estado visando, precisamente, recordar a célebre jornada de 1 de Maio de 1974 e honrar o sacrifício dos que foram prisioneiros políticos no Tarrafal.

Neste contexto, um substancial programa está a ser elaborado, em articulação com outros Órgãos de Soberania, a Câmara Municipal do Tarrafal e outros parceiros.

Outrossim, Suas Excelências os Presidentes da República de Angola, João Manuel Lourenço, e da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, juntar-se-ão a Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, no Tarrafal, no 1 de Maio de 2024, para juntos renderem uma justa e vibrante homenagem a todos aqueles que doaram a sua vida e que muito sofreram pela firmeza das suas convicções e total entrega à Causa Maior da Liberdade e Dignidade dos nossos Povos.