PR lamenta falecimento de Antonella Simonetti, Presidente honorária do Movimento Tra Noi

43

Foi com profunda consternação que o Presidente da República tomou conhecimento do falecimento, no dia 10 de março, na Itália, de Antonella Simonetti, figura proeminente entre a Comunidade cabo-verdiana em Itália, em particular na capital Roma, pelo seu trabalho social, tanto em Itália quanto em Cabo Verde. A senhora Simonetti, recorda-se, era Presidente Honorária e uma das fundadoras do Movimento Tra Noi, “cuja principal missão é acolher fraternalmente e ajudar pessoas, principalmente as mais marginalizadas e indefesas, sem distinção de classe, religião e cultura”. Um trabalho “particularmente marcante”.

O Tra Noi, recorda o Presidente, celebrou em 2023, 50 anos ao serviço da causa da proteção e integração das mulheres cabo-verdianas que procuram a Itália em busca de uma vida melhor para elas e para as suas famílias, marcando ainda o 60º aniversário da presença da primeira mulher cabo-verdiana que chegou a Itália.

Em nota de pesar dirigida à família enlutada e à comunidade cabo-verdiana, o Presidente José Maria Neves manifestou o seu reconhecimento ao legado de Simonetti que, frisa o Chefe de Estado, “dedicou quase toda a sua vida, servindo de modelo e inspiração para muitas pessoas, especialmente para as jovens cabo-verdianas que chegavam à Roma, onde as acolhia de braços abertos. Ela era, pois, uma autêntica “instituição” pela sua dedicação à comunidade cabo-verdiana naquele país europeu, com atuação muito ativa em muitas áreas, principalmente no âmbito social, religioso e cultural.

A saudosa, realça o Presidente da República, tornou- se “uma fonte de inspiração “especialmente para as jovens cabo-verdianas que chegavam a Roma, onde as acolhia calorosamente”,

Pela sua dedicação à comunidade cabo-verdiana naquele país europeu, com atuação muito ativa em muitas áreas, principalmente no âmbito social, religioso e cultural, sublinha o Presidente Neves, Antonella Simonetti era uma autêntica “instituição”. O Centro Tra Noi, sob a liderança de Simonetti, “foi e continua a ser um ponto central e de encontro das mulheres cabo-verdianas que chegaram à Itália por motivos de trabalho”.  

Para o Mais Alto Magistrado da Nação, Antonella Simonetti acabou por se tornar “uma grande referência” não só na comunidade em Itália, assim “como também em Cabo Verde, país que ela aprendeu a amar, mesmo antes de conhecer”, através dos vários trabalhos e projetos que a Tra Noi tem estado a realizar nas Ilhas.

Antonella Simonetti, continua o Presidente Neves, “deixou um legado duradouro, contribuindo significativamente para que todos se sentissem acolhidos e respeitados. Seu trabalho incansável em prol de uma comunidade mais justa, solidária e inclusiva merece ser lembrado e homenageado”.

Neste momento de pesar, o Presidente da República expressa suas mais sinceras condolências aos familiares de Antonella Simonetti, ao Movimento Tra Noi e a toda a comunidade cabo-verdiana residente na Itália, enviando um abraço de conforto.