PR recebe Primeiro Ministro de Portugal, na primeira deslocação do governante português fora da Europa

14

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu, esta tarde, no Palácio do Plateau, o Primeiro Ministro de Portugal, Luís Montenegro, que iniciou, hoje, uma visita de dois dias a Cabo Verde, na sua primeira deslocação fora da Europa, depois da investidura no cargo no início deste mês.


A visita de cortesia foi uma oportunidade para o Chefe de Estado e o Chefe do Executivo Português apreciarem e perspetivarem o reforço das excelentes e históricas relações de cooperação entre os dois países e povos em áreas sensíveis como as finanças, a defesa, a estabilidade, a segurança e as tecnologias de informação, além da saúde e da educação.

Cabo Verde quer continuar a contar com o apoio de Portugal para cimentar as cooperações a nível multilateral, particularmente em relação à Parceria Especial com a União Europeia, depois dos ganhos conseguidos como o acordo de câmbio fixo, e com a NATO, que conheceram um momento alto em 2006 com os primeiros exercícios militares da organização nas Ilhas.


Mereceram também atenção especial durante a conversa, as importantes comunidades cabo-verdianas e portuguesas nos respetivos países.