Dia da Família: PR José Maria Neves Destaca Papel das Famílias na formação de cidadãos social e ambientalmente conscientes

10

O Presidente da República, José Maria Neves, na sua mensagem alusiva ao Dia Internacional da Família e tendo em conta um dos focos das celebrações da efeméride este ano, abordou a importância crucial das famílias cabo-verdianas na luta contra as alterações climáticas e na formação de cidadãos ambientalmente conscientes. Na sua mensagem, o Chefe de Estado reflete, ainda, sobre os efeitos adversos das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura e a acidificação dos oceanos, e o seu impacto severo em muitas as famílias, causando perdas de renda e deterioração da qualidade de vida.

Na qualidade de Patrono da Década do Oceano da UNESCO e de Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural, o Presidente Neves insta a todas as famílias africanas, em particular as cabo-verdianas, a trabalharem na educação das gerações mais jovens sobre as alterações climáticas. O Mais Alto Magistrado da Nação enfatiza a necessidade de tomar medidas para mitigar esses efeitos e promover um crescimento inclusivo e ambientalmente sustentável.

Além disso, Neves ressalta a importância da transmissão de valores como preservação ambiental, trabalho, ética e responsabilidade, que começam no seio familiar. O Presidente da República aproveita, também, para reforçar o seu contínuo apelo para a maternidade e paternidade responsáveis, enfatizando o papel dos pais na proteção e formação das crianças, inclusive na sua conscientização sobre questões sociais e ambientais.

José Maria Neves não esquece ainda também outras questões desafiantes como a igualdade de género e a violência contra menores e concluiu, incentivando a ações e políticas que visem famílias mais fortes, empoderadas e resilientes, com uma educação voltada para a preservação do meio ambiente.

Feliz Dia da Família a todas as cabo-verdianas e cabo-verdianos, bem como a todas as africanas e africanos, são os votos do Presidente da república, José Maria Neves.

Confira a mensagem, na íntegra, em vídeo e na versão escrita, a seguir: