Este ano, o Dia Internacional da Família comemora-se sob o signo das alterações climáticas. Na verdade, o aumento da temperatura, a acidificação dos oceanos e fenómenos climáticos cada vez mais extremos, como a seca severa ou as inundações, têm tido um impacto muito forte na vida das famílias. Muitas famílias têm perdido os seus rendimentos e têm visto a sua qualidade de vida a deteriorar-se. É fundamental, pois, que as famílias sejam empoderadas no sentido de desempenharem um papel nuclear na educação ambiental, para que as pessoas tenham as informações e os conhecimentos necessários que lhes permitam fazer face às alterações climáticas.
Enquanto Patrono da Década do Oceano e Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural, queria apelar a todas as famílias africanas, a todas as famílias cabo-verdianas, no sentido de trabalharem para a educação das crianças, dos adolescentes, dos jovens, no sentido de conhecermos melhor os fenómenos resultantes das alterações climáticas e, a nível das nossas comunidades, tomarmos as medidas que se mostrarem necessárias para mitigarmos os efeitos nefastos das mudanças climáticas.
Sei que as famílias africanas e as famílias cabo-verdianas ainda sofrem as consequências das desigualdades sociais, das manchas significativas de pobreza e, por isso, temos de trabalhar juntos para fazermos crescer os nossos países. Um crescimento inclusivo e ambientalmente sustentável, para garantirmos mais meios de subsistência às famílias e para que todas elas tenham as condições necessárias para exercerem o seu papel fundamental no domínio da educação.
Os valores ligados à preservação ambiental, os valores ligados ao trabalho, à ética, à responsabilidade, são transmitidos, em primeiro lugar, no seio das famílias e depois as escolas, as igrejas, as ONGs, os partidos políticos, os sindicatos, enfim, a sociedade civil no seu todo, fará a parte que lhe cabe.
Neste Dia Internacional da Família, ainda queria chamar a atenção para a necessidade da maternidade e da paternidade responsáveis. Temos de cuidar das nossas crianças! Temos de exercer o nosso papel de mães e de pais para que as nossas crianças sejam protegidas! Para que tenham consciência do seu papel na sociedade! Para preservarem o ambiente e para criarem as condições para viverem num planeta muito melhor!
E, é fundamental, também, que trabalhemos para que haja mais igualdade, desde logo mais igualdade entre as mulheres e os homens, para eliminarmos a violência com base no género, e para eliminarmos a violência sexual contra menores!
Neste Dia Internacional da Família, é fundamental acendermos o facho, para iluminar os nossos caminhos no sentido de construirmos famílias mais fortes, mais empoderadas, mais resilientes, capazes de desempenharem o seu papel de educação, educação integral, mas, sobretudo, uma educação voltada para a preservação do meio ambiente.
Feliz Dia da Família a todas as cabo-verdianas e a todos os cabo-verdianos, a todas as africanas e a todos os africanos!